"Mais que um site de decoração, uma oportunidade de reciclagem para os profissionais do ramo; de aprendizado para estudantes desta área e de liberdade para qualquer um que queira decorar sozinho seu próprio ambiente".
sábado, 21 de novembro de 2009
TRANSFORME SEU MÓVEL ANTIGO EM UMA PEÇA ORIGINAL
Olá, apaixonados pela decoração, eu sou Christilie Tomazine no PASSO A PASSO.
Com a máquina de costura Singer da minha bisavó e uma caixa de madeira, ambas jogadas no lixo, criei um rack, onde também pode dar um excelente aparador, mesinha ou mini-bar. Este trabalho é conhecido pelos engenheiros como RETROFIT, a arte de atualizar.
Ecologicamente correto, este móvel não se transformará no estorvo que é o lixo do mundo; Barato, pois o único gasto será lixa, tinta e pincel.
Usei as técnica de pátina nas madeiras e de pintura decorativa (onde você realça os detalhes) nas bordas, gavetas e na base de ferro.
MATERIAIS:
Pincel largo, Pincel estreito, Espátula (envolva em um pano limpo e seco).
Lixas de madeira 100 e 150,
Lixas de ferro grossa e fina,
Tinta acrílica para piso (esta tinta é a base d`água e tem uma durabilidade e rendimento fora do comum), Esmalte sintético (ou tinta a óleo) branca ou da cor escolhida,
Esmalte sintético (ou tinta a óleo) caramelo ou da cor escolhida,
Esmalte sintético (ou tinta a óleo) marfim ou da cor escolhida,
PASSO A PASSO:
Limpe muito bem toda a peça e depois dê uma lixadinha para tirar o verniz anterior e ferrugens (não é necessário lixar até deixar a madeira crua. Passe um pano úmido e pinte toda a peça com a tinta branca (comece pelos cantos mais difíceis).
Sempre no sentido da madeira.Dê mais uma mão até a superfície ficar toda branca.
Após secar a tinta, pinte toda a parte em ferro com o esmalte sintético (ou tinta a óleo) na cor escolhida. Deixe secar e aplique a segunda mão. Agora é a hora da pátina, pinte com o esmalte sintético (ou tinta a óleo) mais escura primeiro, logo em seguida dê pinceladas (com o pincel estreito) distribuídas na peça com a tinta mais clara, e imediatamente passe a espátula para misturar as tintas.
Para diferenciar faça uma pintura decorativa realçando com a cor mais clara os detalhes.
Como sou detalhista costumo variar as pinceladas entre a clara e a escura para realçar a pátina.
Viu como é fácil? Você pode inverter toda a técnica também utilizando como base a mais clara e pincelando com a escura.
muito legal . adorei!!!! vc é um artista!!!
ResponderExcluir